quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O CONHECIMENTO DE VERDADE É CONHECIMENTO COMPARTILHADO

2013 está chegando ao fim, e esse é o período de revisão de metas e projetos, conhecer o que foi possível, e fazer então as análises de crescimentos e elaborar relatórios. Na Smart Consultoria não está sendo diferente, pois a nossa estrutura passou por transições grandes, de proporções diretas e teve um crescimento totalmente positivo em todas as suas categorias, das quais temos orgulho e podemos comemorar fechando este ano com chave de ouro. Mas dentro de todas as nossas conquistas e principalmente do nosso crescimento, existe um item que não pode ser medido, e que terá proporções de impacto ainda inimagináveis dentro do nosso controle: o conhecimento que adquirimos.

Já tratamos antes aqui no blog sobre inteligência emocional, comentando que estávamos conseguindo capacitações bacanas para a nossa maior riqueza: as pessoas. Dentro disso, temos ainda mais certeza de que todos os que por aqui passaram, e principalmente estiveram conosco ao longo deste ano são agora pequenos profissionais já preparados para correr riscos, enfrentar desafios e não cair em pânico em situações controversas. Sabemos também, que estas pessoas hoje levam consigo, em seus traços pessoais um pouco da Smart, dentro de si.

Conhecemos pessoas de vários cantos do Brasil, e tivemos uma presença especial em nosso time, um colega colombiano. Os nossos membros conheceram lugares novos, admiraram novos líderes, viram de perto empresas diferentes, podendo ter uma noção da grandiosidade de ser um empreendedor e colaborar para o crescimento do mercado e principalmente de ser um agente transformador da sociedade. O mais legal foi quebrarmos barreiras, conseguindo inserir quase todos os nossos colaboradores em pelo menos um evento do Movimento Empresa Júnior - MEJ, para que todo o conhecimento que fomos adquirindo fosse compartilhado, e para que o conhecimento de outros lugares, outras realidades viessem para nós; eis o famoso benchmarking.

No ESEJ – Encontro Sul Brasileiro de Empresas Juniores, o primeiro evento do ano, estiveram todos os diretores da primeira gestão semestral da nossa história, e membros de todas as áreas da nossa empresa. Era um desafio de 6x12, a equipe estava a postos para tentar transformar todas as metas conhecidas de um ano para se realizar em um semestre, e foi com um objetivo de ampliar a rede de contatos ao máximo, networking, e fazer vários benchmarkings para que pudéssemos chegar ao nosso objetivo, além de absorver o máximo de conhecimento possível para repassar a todos, e foi incrível. Aqui, muitos de nossos membros participaram pela primeira vez de um evento e conheceram a força do MEJ. Apesar de sul brasileiro, tinha gente de várias regiões do país.

Tema do Evento: Conectando Ideias



No ENEJ – Encontro Nacional de Empresas Juniores, tivemos uma equipe mista e altamente competente, com a mesma missão do ESEJ, mas dessa vez mais centrados e mais objetivos, prontos para trazer o conhecimento a compartilhar de forma estruturada, afinal, tinha gente de toda parte do Brasil com ainda mais práticas a se compartilhar. Foi o primero evento de parte dessa equipe. O resultado foi ter nossos membros com um brilho no olho permanente e com ideais inspiradores.

Tema do Evento: Seja o Exemplo



FEJESC Weekend – tivemos duas edições. Aqui o Bando de Loucos do MEJ catarinense mostraram que são mais unidos do que qualquer um poderia imaginar. Somos uma instituição forte, competente e comprometida, que forma líderes que transformam o ambiente do qual fazem parte, que marcam presença, que correm pro abraço e preparam tudo com carinho para repassar essa energia a quem está entrando e renovar as emergias dos membros mais velhos.
 
FEJESC Weekend 2013.01

FEJESC Weekend 2013.02

Prêmio FEJESC – Boas práticas merecem reconhecimento. E é claro que nossos membros participaram deste momento especial do ano.

Apresentação FEJESC


Paraná Júnior – Se você esteve lá e não recebeu nosso selo, é hora de se preocupar! Os Smartianos que estiveram no evento foram equipados para causar, e trazer um pouco mais de aprendizado para nós.
Tema do Evento: Venha, Veja e Vença, Alinhando estratégia à ação.



A satisfação de quem se envolve de coração está presente no nosso dia a dia, como podemos ver no depoimento de Anderson Menegat, Gerente Comercial da Smart (que esteve presente pela Smart em todos os eventos citados acima):

"Acho que se eu olhar para trás e ver toda minha trajetória na Smart, não tenho como não lembrar com muito carinho dos eventos que participei. Afinal posso dizer que minha trajetória começou mesmo a partir de um evento, o ESEJ 2013, que me permitiu conhecer realmente o proposito do movimento e me deu uma carga de motivação que talvez não possa ser descrita em palavras. Foi por isso que eu havia decidido ir em todos os eventos do MEJ que eu pudesse, e cada vez que eu voltava de um evento com ideias novas, tendo conhecido pessoas novas, novos lugares e realidades diferentes, não era apenas minha motivação de fazer mais pela EJ que aumentava, mas também a motivação de fazer mais por mim, de ver todo aquele conhecimento aplicado e gerando resultados, para aproveitar ao máximo o que os eventos tem a oferecer, é o resultado que eu quero continuar obtendo!"

No Brasil, ocorreram ainda muitos outros eventos, mas infelizmente não deu para ter enviados em todos eles. Mas lembraremos com carinho das vinhetinhas do ECEJ, do EFEJ, do EGEJ, do ENEEJ... e já estamos nos organizando para o próximo ano.

O resultado de toda esta experiência foi ter a nossa área Administrativa mais motivada, ainda mais organizada e preparada; a nossa Gestão de Pessoas ainda mais competente, criativa, presente e principalmente requisitada para benchmarkings; o nosso Marketing mais forte, ministrando treinamentos, capacitando mais pessoas, impactando com a nossa marca; a nossa área de Projetos com a certeza de que a renovação de uma equipe não é o fim do conhecimento e sim a oportunidade de fazer ainda melhor com pessoas que tem a motivação de aprender; uma Presidência que abraça cada vez mais a empresa, uma FEJESC com membros da Smart, a criação do nosso PORTAL DO BENCHMARKING. Trabalhamos muito!



Uma equipe que trabalha unida, permanece unida, entende que o erro de um é o erro de todos, e que o acerto de todos é o êxito de cada um. O conhecimento só é adquirido de verdade quando conseguimos repassá-lo, e poder compartilhar com pessoas que passamos a admirar é algo fantástico.

A SMART Consultoria Júnior agradece a cada um que passou um pouquinho do que sabe para que a nossa empresa continuasse crescendo, a cada um que ajudou, apoiou, colaborou; a cada um que conheceu pelo menos um de nós; a Federação pelo excelente trabalho; a Brasil Júnior pela dedicação; aos professores por abraçarem nossas causas; aos alunos por estarem fazendo parte das nossas realizações e principalmente a você, que se leu até aqui, se interessa por nós.

Mas o ano ainda não acabou...


Direx 2013.01

Direx 2013.02

Equipe 2013.01



Por: Daisy Marschalk

Nenhum comentário:

Postar um comentário